By Ana Lu e Ana Fi
Quinta-feira, 02.08.12

 

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

 

A intolerância à lactose é a incapacidade que o nosso organismo tem de digerir a lactose, que é um tipo de açúcar que se encontra no leite e nos seus derivados (lacticínios – iogurte, queijo, manteiga).

 

Há pessoas que nascem com esta incapacidade mas, em qualquer altura da vida podemos ficar intolerantes à lactose, devido, por exemplo, a uma intoxicação alimentar, subnutrição ou a doenças crónicas como a doença de Crohn e de Whipple, doença celíaca, giardíase ou HIV.

 

Sintomas

 

Os sintomas da intolerância à lactose podem ocorrer de 30 minutos a 2 horas depois da ingestão de leite ou lacticínios e agravam-se com o consumo de doses mais elevadas.

 

  • Inchaço
  • Gases
  • Diarreia
  • Cãibras
  • Náuseas

 

Teste à Intolerância à lactose

 

Segundo o Dr. Oz, a maneira mais eficaz de saber se é ou não intolerante à lactose passa por fazer o seguinte:

 

De manhã, em jejum, ingerir APENAS um copo grande de leite. Se, após 2 horas tiver algum sintoma acima descrito, pode ser intolerante à lactose.

 

Se pensa que sofre desta incapacidade, deve dirigir-se ao médico para um correcto diagnóstico.

 

O que fazer se é intolerante à lactose

 

Hoje em dia, são várias as alternativas aos lacticínios. Assim, deve:

 

  • Substituir os lacticínios por outros alimentos (por exemplo, produtos à base de soja, como leite de soja ou leite de cânhamo).
  • Procurar formas escondidas de lactose (há vários produtos que contém lactose, como algumas cervejas – deve verificar a composição dos alimentos antes de comprá-los).
  • Conheça as diferenças causadas pelos diferentes lacticínios (há pessoas que se dão bem com alguns tipos de queijo, por exemplo)

 

Diminuir ou remover leite e os lacticínios da sua dieta deve melhorar os sintomas.

 

  • Pode juntar enzimas como a lactase ao leite para ajudar na sua digestão ou tomá-las em forma de comprimido.

 

Não ter leite na sua dieta pode levar a uma deficiência de cálcio, vitamina D, riboflavina e proteína. Portanto, deve consumir alimentos ou tomar suplementos que compensem esta possível carência.

 

O cálcio está presente em alimentos como brócolos, ostras, sardinhas, salmão enlatado, camarão e sumo de laranja.

publicado por analueanafi às 15:55 | link do post | comentar | favorito

 

Para quem não gosta de legumes cozidos, salteá-los pode ser uma boa opção.

Basta cortar os legumes que tiver, coloca-los numa frigideira com um fio de azeite e alho picado.

Deixe alourar e verta duas ou três gotas de molho de soja ou molho inglês.

Uma delicia que acompanha qualquer prato!

publicado por analueanafi às 14:39 | link do post | comentar | favorito

 

 

A nossa mesa estava assim!

publicado por analueanafi às 14:36 | link do post | comentar | favorito
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