By Ana Lu e Ana Fi
Sexta-feira, 03.08.12

 

Quando não há nada descongelado e não se tem ideia do que apetece comer, inventar qualquer coisa parece um dilema.

 

Sugestionada pela Ana Fi, decidi fazer legumes salteados (estes estavam congelados, por isso foi super fácil tirá-los do pacote!!!) regados com (um bocadito mais do que) 3 gotas de molho de soja =)

 

Queria fazer uma coisa, RELATIVAMENTE saudável, e não me apetecia descongelar nem carne nem peixe...e as latas de atum já se tornam repetitivas, por isso decidi fazer rissóis de camarão no forno. E a experiência ficou assim:

 

 

 

E não é que os rissóis rebentaram????Lá se foi a maioria do recheio...

 

Ficaram um bocadito secos, mas comestíveis...

 

E vocês têm ideias para jantares rápidos e saudáveis???

publicado por analueanafi às 09:54 | link do post | comentar | ver comentários (2) | favorito
Quinta-feira, 02.08.12

 

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

 

A intolerância à lactose é a incapacidade que o nosso organismo tem de digerir a lactose, que é um tipo de açúcar que se encontra no leite e nos seus derivados (lacticínios – iogurte, queijo, manteiga).

 

Há pessoas que nascem com esta incapacidade mas, em qualquer altura da vida podemos ficar intolerantes à lactose, devido, por exemplo, a uma intoxicação alimentar, subnutrição ou a doenças crónicas como a doença de Crohn e de Whipple, doença celíaca, giardíase ou HIV.

 

Sintomas

 

Os sintomas da intolerância à lactose podem ocorrer de 30 minutos a 2 horas depois da ingestão de leite ou lacticínios e agravam-se com o consumo de doses mais elevadas.

 

  • Inchaço
  • Gases
  • Diarreia
  • Cãibras
  • Náuseas

 

Teste à Intolerância à lactose

 

Segundo o Dr. Oz, a maneira mais eficaz de saber se é ou não intolerante à lactose passa por fazer o seguinte:

 

De manhã, em jejum, ingerir APENAS um copo grande de leite. Se, após 2 horas tiver algum sintoma acima descrito, pode ser intolerante à lactose.

 

Se pensa que sofre desta incapacidade, deve dirigir-se ao médico para um correcto diagnóstico.

 

O que fazer se é intolerante à lactose

 

Hoje em dia, são várias as alternativas aos lacticínios. Assim, deve:

 

  • Substituir os lacticínios por outros alimentos (por exemplo, produtos à base de soja, como leite de soja ou leite de cânhamo).
  • Procurar formas escondidas de lactose (há vários produtos que contém lactose, como algumas cervejas – deve verificar a composição dos alimentos antes de comprá-los).
  • Conheça as diferenças causadas pelos diferentes lacticínios (há pessoas que se dão bem com alguns tipos de queijo, por exemplo)

 

Diminuir ou remover leite e os lacticínios da sua dieta deve melhorar os sintomas.

 

  • Pode juntar enzimas como a lactase ao leite para ajudar na sua digestão ou tomá-las em forma de comprimido.

 

Não ter leite na sua dieta pode levar a uma deficiência de cálcio, vitamina D, riboflavina e proteína. Portanto, deve consumir alimentos ou tomar suplementos que compensem esta possível carência.

 

O cálcio está presente em alimentos como brócolos, ostras, sardinhas, salmão enlatado, camarão e sumo de laranja.

publicado por analueanafi às 15:55 | link do post | comentar | favorito

 

Para quem não gosta de legumes cozidos, salteá-los pode ser uma boa opção.

Basta cortar os legumes que tiver, coloca-los numa frigideira com um fio de azeite e alho picado.

Deixe alourar e verta duas ou três gotas de molho de soja ou molho inglês.

Uma delicia que acompanha qualquer prato!

publicado por analueanafi às 14:39 | link do post | comentar | favorito

 

 

A nossa mesa estava assim!

publicado por analueanafi às 14:36 | link do post | comentar | favorito
Quarta-feira, 01.08.12

 

Quando uma receita não sai bem, não desespere... há sempre uma maneira de dar a volta. Aqui segue um receita que surgiu de outra que correu mal.

 

Ingredientes:

Aproveitamentos de queques.

Neste caso eram fofos de Belas que sairam duros quem nem pedra, mas como o recheio estava muito bom, há que reciclar.

 

Receita:

Cortar os queques/fofos ás fatias e colocar no fundo do recipiente. Por cima coloca-se uma camada de fruta (neste caso foram utilizados pessegos), de seguida uma camada de yogurte natural, por cima desta coloca-se o recheio dos fofos de Belas. No final pulvilhar com 2 ou 3 fofos ralados.

publicado por analueanafi às 15:09 | link do post | comentar | favorito

 

 

Do lado esquerdo temos: Um panado de perú com arroz de tomate acompanhado por uma saladinha de alface, tomate e pimento vermelho temperados com azeite, sal e vinagre de frutos vermehos.

Do lado direito temos: grão com bacalhau e um ovo cozido.

Qual deles o melhor hummmm... Bom apetite!

publicado por analueanafi às 15:03 | link do post | comentar | favorito
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