By Ana Lu e Ana Fi
Quarta-feira, 19.12.12

O Limão como nunca o conheceu

 

      

 

O limão, citrus em latim, é rico em vitamina C, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Conhecido pelo seu sabor ácido e fresco, é uma boa opção para uma bebida refrescante, nos dias mais quentes de Verão, mas também para uma bebida quente no Inverno – o tradicional chá de limão.  Mas os benefícios do limão não se esgotam no seu sabor.

Muitos profissionais em restaurantes, e nutricionistas, estão a usam o limão inteiro e em nada é desperdiçado.

Como pode usar o limão inteiro sem desperdício?

Simples... Lave bem e coloque o limão no congelador. Uma vez congelado, rale o limão inteiro (sem o descascar) e polvilhe-o em cima de seus alimentos, como por exemplo, bebidas, saladas, gelados, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi... Todos os alimentos ficam assim com um gosto maravilhoso.

Provavelmente, achava que só o sumo de limão tem vitamina C.

As cascas do limão contêm 5 a 10 vezes mais vitamina que o sumo de limão, e normalmente são desperdiçadas. Mas não é só a vitamina C, as cascas do limão ajudam na eliminação as toxinas do corpo. Possui também a capacidade de descongestionar o fígado, após a ingestão de álcool e gorduras. Para além de desintoxicante, esta mistura também ajuda a aliviar a azia, a flatulência e as náuseas.

O limão ajuda também a controlar os desejos de comida, como? Uma vez que contém fibras de pectina na casca (parte branca) e polpa que, para além de facilitarem a digestão e regularem a absorção dos açúcares, também diminuem a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.

Para além de ser rico em vitamina C, o limão também o é em vitamina P, o que faz com que seja um poderoso auxiliar na cicatrização e no tratamento de edemas, para além de aumentar a resistência do organismo contra infeções e de contribuir para o alívio da gripe e constipações.

O limão é ainda anti-cancerígeno. A sua casca possui compostos naturais importantes, como o d-limoneno, que possui  propriedades anti-cancerígenas.

 

O limão como regulador da oleosidade.

 

Esta fruta, que é atualmente uma das mais conhecidas e utilizadas do mundo, também pode ajudar a restabelecer o equilíbrio ácido da pele que é perturbado pelas lavagens diárias.

Assim sendo, o sumo de limão pode ser útil para quem possui a pele oleosa, devido à sua ação de secagem, mas é desadequado para quem tem a pele seca. O sumo de limão também pode ser usado para tratar problemas de acne e para clarear a pele, devido às suas propriedades adstringentes.

O sumo de limão é também recomendado para quem possui o cabelo oleoso, fornecendo-lhe volume e brilho. Deve ser aplicado no cabelo, depois de lavado, e retirado através de uma segunda lavagem.

 

publicado por analueanafi às 10:13 | link do post | comentar | favorito
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
15
16
22
23
24
25
26
28
29
30
31
últ. comentários
Quanto tempo?
muito bom
Oque é triturar com vara de arame...????
Oque é essa varinha mágica...???
Quanto tempo?
Post muito interessante, realmente os chás fazem m...
Gostei muito destes conceitos sobre chás vou segui...
Boa tarde minha filha esta a mamar ainda e tem 16m...
Boa tarde Lu e Ana, tudo bem?Parabéns pelo seu blo...
Olá Anas,Parabéns pelo seu blog!Suas sugestões cul...
Posts mais comentados
blogs SAPO