By Ana Lu e Ana Fi
Segunda-feira, 14.01.13

Chia

 

 

Conhece a semente de Chia?

A semente de chia (Salvia hispanica L.) é oriunda do México, da família das mentas. Pequena, de uma forma oval e cor castanho claro, a sua composição nutricional e os seus benefícios para a saúde já são conhecidos há centenas de anos, contudo só há pouco tempo se tem ouvido falar desta semente. Extremamente rica em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, é a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos, como o ómega-3. Contém mais ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho, mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibras que os flocos integrais e mais cálcio do que o leite gordo.
A sua riqueza em ómega 3, entre outros, aumenta a capacidade de prevenção contra doenças e confere propriedades anti-inflamatórias.

Pertence, assim como o psílio e a linhaça ou sementes de linho, às sementes mucilaginosas. Ricas em mucopolissacarídeos, constituem por isso uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Se colocarmos uma mão-cheia de sementes de chia num copo com água, após uns minutos o copo está cheio de um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Podem absorver até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. A digestão é feita de forma mais lenta, ajudando também a equilibrar a glicemia, prevenindo e controlando situações de diabetes.
Estas sementes fizeram parte da dieta dos Astecas e Maias. As rações destes guerreiros Astecas eram compostas por apenas 2 colheres de sopa destas sementes.


Aplicação culinária:

A semente de chia, pode ter diversos usos culinários. Agindo quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá consistência a massas.

Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patés, risotos, farofa, saladas de frutas, sumos e vitaminas.

Pode, também, adicioná-las aos cereais, iogurtes ou saladas, comer algumas como um simples snack ou moer e adicionar na farinha para fazer pão.

 

Razões para consumir chia:

 

São nutritivas

Para além do destaque da sua riqueza em ómega 3, são ricas em antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

 

Dão energia

Não só fornecem energia de forma rápida e duradoura, como fornecem vigor e endurance.

 

Reduzem a vontade de petiscar

Devido à sua capacidade de absorção de líquidos e ao seu teor de fibra altamente solúvel, ajuda na libertação de hidratos de carbono complexos de forma lenta e natural na corrente sanguínea.

 

São de fácil digestão

Ao contrário das sementes de linho, não é necessário cozer antes de serem ingeridas, o organismo humano consegue digerir facilmente as sementes de chia. Estas ajudam na manutenção de uma boa pressão arterial e no equilíbrio da glicemia.

 

São versáteis e fáceis de usar

Pode comer as sementes sozinhas, ou pode adicioná-las a uma bebida que goste, cereais ou saladas.

Basta adicionar à sua dieta diária, 2 colheres de sopa destas sementes para obter aproximadamente 7g de fibras, 4g de proteínas, 205mg de cálcio e 5g de ácidos gordos ómega 3!

 

Receita: “Chia Fresca”

 

 

Bebida muito popular no México e na América central.

Adiciona-se 2 colheres de sopa de sementes a 250ml de água e agita-se. Obtém-se assim um líquido um pouco gelatinoso. Adicione a este preparado sumo de lima ou limão e … Bom Apetite!!!!!

publicado por analueanafi às 15:04 | link do post | comentar | favorito
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