By Ana Lu e Ana Fi
Quinta-feira, 08.08.13

A quinoa, um super alimento popular entre vegetarianos e celíacos, tem enorme riqueza nutricional e está a ajudar a acabar com a fome no mundo.

 

 

 

Quando o interplanetário chef Jamie Oliver começa a introduzir nas suas receitas um ingrediente chamado quinoa é porque este cereal na verdade não se trata um cereal, mas já lá vamos já rasgou definitivamente a fronteira dos Andes e do universo vegetariano para a generalidade das bocas do mundo.

Mais ainda quando a FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, decretou 2013 como Ano Internacional da Quinoa. Salomón Salcedo, da FAO, justifica a distinção: "É um reconhecimento aos povos andinos que a preservaram como alimento para as gerações presentes e futuras, graças aos seus conhecimentos tradicionais e práticas de vida em harmonia com a natureza." Pretende-se com esta celebração chamar a atenção para o papel da quinoa na biodiversidade e o seu enorme valor nutricional na erradicação da pobreza.

                         

 

 

Preços nas alturas

Esta semente possui "14% de proteínas, mais do dobro das que existem no trigo", atesta o médico Pedro Lobo do Vale. Também é rica em aminoácidos essenciais, que só se encontram na carne, peixe, ovos, leite ou soja. Há ainda a somar a sua riqueza em vitaminas (A, B6, B1, E e C), minerais (cálcio, fósforo, cobre, magnésio, cloro e zinco) e ácidos gordos.

Além disto, este superalimento adapta-se a diversos climas, desde temperaturas negativas a calor tórrido. E tanto se dá bem ao nível do mar como a quatro mil metros de altitude. Por isso, está hoje a ser introduzido em vários pontos do planeta sobretudo os mais pobres, onde a fome continua a matar.

Apesar de ser a base da alimentação andina há mais de sete mil anos e de gozar de ótima reputação entre os vegetarianos ou celíacos (intolerantes aos glúten), a quinoa ainda não entrou na cultura europeia, a par com o arroz ou a massa. No entanto, nos últimos dez anos, tem vindo a ganhar popularidade e, claro, a subir de preço. Na década de 1980 a produção mundial, essencialmente localizada na América, rondava as 20 mil toneladas, hoje situa-se na casa das 100 mil. O valor de algumas variedades disparou 600 por cento.

Em Portugal, existe nas lojas de produtos naturais (ou nos cantos gourmet dos hipermercados) e o preço pode subir aos 12 euros o quilo, se for biológica. Já é possível encontrar pratos com esta semente nas ementas de restaurantes nacionais. É o caso da Cantina Lx, em Lisboa, ou do Água Moments, em Vilamoura, ambos a cargo do chef José Bengaló, onde atualmente se pode provar quinoa com caril de legumes.

"Adapta-se a quase todo o tipo de alimentos, em termos de absorção de molhos. Até fica bem com carne, como se fosse o nosso xarém", explica. Tanto pode estar presente num prato principal como numa sobremesa.
O chef destaca ainda a facilidade em trabalhá-la na cozinha: basta pô-la no dobro da água, como o arroz, e deixar cozer. Depois lavá-la, secá-la e comê-la rapidamente, para não ficar viscosa. Se ainda não provou, este é o ano para experimentar.

 

 

Artigo retirado da revista: "Visão"

publicado por analueanafi às 09:32 | link do post | comentar | favorito
José Coelho a 22 de Agosto de 2013 às 12:39
O ABC DA CULINÁRIA VEGETARIANA®

O Espaço dos Girassóis e o Chef Ashutosh Marcelo Martins em parceira com a Associação "Amor aos Molhos" vem convidá-lo(a) a participar neste fabuloso curso:

4 Módulos Práticos: das 10 às 13h30 Valor: 30€ por módulo (inclui refeições)

VENHA ASSISTIR À PALESTRA GRATUITA DIA 6 DE SETEMBRO (6ª FEIRA) ÀS 19H30-------------------------------

1º Módulo: 7 de Setembro 2013 (sábado) Primeiros Passos na Cozinha Vegetariana

2º Módulo: 28 de Setembro 2013 (sábado) Cozinha Portuguesa

3º Módulo: 12 de Outubro 2013 (sábado) Cozinha Criativa

4º Módulo: 9 de Novembro 2013 (sábado) Pecados Permitidos: Sobremesas

Inclui refeições

Curso facilitado por: Ashutosh Marcelo Martins Professor de Personal Yoga / Personal Catering & Chef de Cozinha Criativo e formador de Cozinha Vegetariana / Vegan / Tradicional Portuguesa e Italiana -----------------------
VEJA IMAGENS E MAIS INFO EM: http://www.espacodosgirassois.org/abc-da-culinaacuteria-vegetariana.html
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
28
29
30
31
últ. comentários
Quanto tempo?
muito bom
Oque é triturar com vara de arame...????
Oque é essa varinha mágica...???
Quanto tempo?
Post muito interessante, realmente os chás fazem m...
Gostei muito destes conceitos sobre chás vou segui...
Boa tarde minha filha esta a mamar ainda e tem 16m...
Boa tarde Lu e Ana, tudo bem?Parabéns pelo seu blo...
Olá Anas,Parabéns pelo seu blog!Suas sugestões cul...
Posts mais comentados
blogs SAPO